Polícia

Discussão por máscara em hospital de Niterói termina na DP

Publicada às 12h14 desta terça-feira (1º). Atualizada às 07h03 desta quarta-feira (2).

Imagem ilustrativa da imagem Discussão por máscara em hospital de Niterói termina na DP
Jovem alegou que foi agredido por um guarda por conta de uma divergência em relação ao acessório. Foto: Marcelo Tavares

Um pedido para utilização de máscara acabou gerando uma confusão em um hospital de Niterói na noite desta segunda-feira (31). Um jovem, de 20 anos, alega que foi agredido por um guarda municipal dentro do Hospital Carlos Tortelly, no bairro Fátima. O motivo foi a forma de um pedido feito por um agente para a colocação do acessório pelo rapaz.

Segundo familiares do jovem, ele foi na unidade para ter notícias da mãe, que está hospitalizada pela por conta de um AVC. Na unidade, ele recebeu a notícia que ela havia sido diagnosticada com Covid-19, situação que o levou ao desesperado. O rapaz teria retirado o equipamento de proteção do rosto por alguns momentos, situação que gerou o bate-boca com o agente público.

De acordo com o irmão da vítima, ele e outros familiares foram surpreendidos quando chegaram ao hospital e viram o irmão detido pelos guardas. Após a confusão, todos foram levados para a delegacia do centro (76ª DP), onde o caso foi registrado.

"Em um certo momento ele retirou a máscara para poder respirar melhor e o guarda pediu para ele colocá-la. O guarda fechou a cara, retirou a máscara do meu irmão, e em seguida, meu irmão foi agredido. Quando chegamos lá ele já estava do lado de fora, a chefe do guarda envolvido na ação, colocou o dedo na minha cara falando que quem mandava lá era ela. Pedi para ela abaixar o dedo porque eu sou chefe de família e nós só queríamos saber o que estava acontecendo, mas ninguém quis informar e levaram meu irmão para a delegacia ", relatou Paulo Henrique, irmão da vítima.

Ainda segundo Paulo, por muito pouco o irmão não ficou preso. "Foi um constrangimento, a qualificação do guarda é nota zero, ele não agiu como um agente", disse.

Questionada sobre o assunto, a secretaria municipal de Saúde de Niterói informa que na noite desta segunda-feira (31) o familiar de um paciente do Hospital Municipal Carlos Tortelly estava sem máscara no interior da unidade. E que por conta disso, o guarda do local orientou por diversas vezes que o senhor colocasse a máscara, por medida de segurança do próprio e das outras pessoas presentes no local.

"No entanto, o familiar permaneceu sem utilizá-la e foi encaminhado para a área externa. Como estava alterado e agredindo verbalmente o guarda, a Polícia Militar foi acionada por medida de cautela", informou.

< Pia Sundhage convoca Seleção feminina visando o Torneio Internacional da França Luiz Fux pede tolerância em eleição ao abrir trabalhos do STF <